03 abril 2006

5 de Abril de 2006 - Comemorando 126 anos

Conquistas... Conquistas... Conquistas...

O Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ex- Escola Normal, ex- Instituto de Educação, tem acumulado, ao longo de seus 126 anos de existência, muitas conquistas em termos educacionais. Conquistas que passaram à História da Educação, tão logo ocorreram; conquistas que foram esquecidas, mas que tiveram extrema relevância quando se conta a história deste educandário para sua mais jovem geração de alunos e professores.

Muito se tem dito dos professores que, ao longo do tempo formaram gerações, imprimiram valores e cidadania a seus alunos e respeitabilidade ao magistério como um todo. Professores que representaram a vanguarda do ensino brasileiro, sob a ótica de suas habilidades e compromissos. Certamente não poderemos citá-los todos, mas no coração dos alunos que por aqui passaram certamente ficarão eternizados como parte de suas vidas. Lembremos do Professor Osório Duque-Estrada, este mesmo, o autor da letra do Hino Nacional brasileiro. Professor de História Geral, lá pelos idos de 1920, quando éramos Escola Normal. Professora Heloisa Marinho, professora das futuras professoras de Jardim de Infância, que representa a referência na área de Educação pré-primária no Brasil, que no Instituto de Educação dos anos 1934 em diante, cria o Centro de Pesquisas da Criança. Professora Alfredina de Paina e Souza, responsável pela criação de um circuito fechado de televisão no Instituto de Educação cuja finalidade era a de preparar e treinar pessoal para a televisão educativa e para o aproveitamento dos grandes veículos de comunicação coletiva no campo da Educação, lá pelos anos de 1967; Professores Candido Portinari, pintor de renome internacional e Gilberto Freire, escritor e sociólogo, ambos da Universidade do Distrito Federal, pelos anos de 1935, 1936...

E o que dizer dos alunos. São tantos ex-alunos... Cada um a refletir um pouco daquilo que aprendeu numa instituição centenária. Destaques em todas as áreas do conhecimento sejam elas quais forem. Nossa poetisa maior, Cecília Meireles, foi ex- aluna ( e ex-professora da UDF). Até hoje, passados 126 anos da criação, numa noite de chuva, da Escola Normal pelo Imperador D. Pedro II.

Dia 5 de abril é dia de lembranças. Lembranças individuais e coletivas de uma instituição que representa, na memória social do brasileiro, uma referência importante na História da Educação Brasileira.

PARABÉNS ESCOLA NORMAL, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO !

PARABÉNS POR UMA ESTRADA DE MUITAS LUTAS E MUITAS REALIZAÇÕES !

PARABÉNS PROFESSORES, ALUNOS E EX- ALUNOS !

TODOS NÓS, JUNTOS, CONTAMOS, COM ALEGRIA, ESSA LINDA HISTÓRIA DE BEM VIVER!

Centro de Memória Institucional do ISERJ
Foto: Site oficial do ISERJ

6 comentários:

  1. Ao nosso querido Instituto, que sempre foi e sempre será uma memória viva em meu coração, um saudoso beijo de Feliz Aniversário!

    Espero que as próximas gerações saibam valorizar o que um dia foi uma grande instituição de ensino, e que a sombra de seu passado sirva de estímulo a um futuro ainda mais brilhante!


    Parabéns educadores, alunos, ex-alunos e funcionários, parabéns para todos(as) nós!


    Um grande abraço,

    Claudia Aquino

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:57 PM

    São muitas emoções quando digo “EU FIZ PARTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO”.
    Foram 13 anos que jamais se apagarão da minha memória e do meu coração. PARABÉNS “IERJ”, assim tu ainda és em minhas lembranças. Lembranças de alunos, professores, diretores, funcionários, quadras, piscinas, pista....., pessoas como Sr. JUAREZ, servente do Primário que cuidava da criançada nas horas do recreio, era um carinho só com os alunos. Essa é uma bela passagem pelo C.A em 1975 e Primário em 1976 a 1979. Onde quer que o SENHOR esteja, leve um grande beijo e um abraço bem apertado. Que maravilha de Ginásio, 1980 a 1984. Repeti a 7ª série, caí bem lá de cima da escada do pátio e abri o queixo, 10 pontos. Mas o que importava era fazer aparte do Instituto de Educação, escorregar nos corredores, apreciar o chafariz, cantar o hino, festas juninas, rezar para não encontrar de repente com a Anna Thereza......, eu amei tudo isso. Bem cheguei ao Normal, continuei no mesmo belo prédio, com meus amigos, professores, estágios, manifestações, paralisações... Com tudo, não terminei o curso Normal, não me formei no Instituto, mas o meu amor por tudo isso é eterno.
    Deixei por fim o Jardim de Infância, 1974.
    Nunca vi nada igual até hoje. As casinhas de boneca, com roupa, sapatinhos, caminhas....., o refeitório, a sala de música com aquele piano lindo, nossas salas de aula, janelinhas baixa, pintura com os dedos no cavalete, o sino para formar o trenzinho, deitar na esteira após o recreio, o cheiro das tintas e do lápis cera, nossas Tias e Merendeiras......, e o nosso uniforme! sem comentários, ainda não encontrei algo tão bonito, nosso nome era bordado com a cor da nossa sala, eu era da sala verde.
    É, realmente não tem como explicar esse sentimento! chorar ao escutar o hino, viajar ao olhar fotos, só quem viveu tudo isso consegue entender.

    Parabéns para todos do ISERJ.

    Parabéns para todos nós, ex-alunos do grandioso INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:13 PM

    Não podemos deixar de agradecer a Deus e a D. Pedro II pela maravilhosa experiência de estudar no Instituto. E a todos que fizeram desta escola o que ela foi, e espero que seja e continue sendo no futuro, para as muitas gerações que passaram, estão e passarão por lá.
    Obrigada e PARABÉNS INSTITUTO!
    Rosalva

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:29 PM

    IE...126 ANOS DE GLORIA

    Dia 5 de abril é dia de lembranças.
    Lembranças individuais e coletivas de uma instituição que representa, na memória social do brasileiro, uma referência importante na História da Educação Brasileira.

    PARABÉNS ESCOLA NORMAL, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO !

    PARABÉNS POR UMA ESTRADA DE MUITAS LUTAS E MUITAS REALIZAÇÕES !

    PARABÉNS PARA TODOS OS EX-ALUNOS!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6:39 PM

    A beleza do prédio se associa à beleza da idade que temos e das experiências que vivemos no início das nossas vidas... jovens aprendendo a viver e tricando experiências pelos corredores...
    Quem estudou no IE nunca se esquecerá...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:17 AM

    Aê!!!!Meu pelotão!!!!Fiz parte dele nesse ano da foto(2005).Foi tão bom, nunca vou esquecer a emoção de vestir o uniforme de gala!!!
    bjos pro meu pelotão lindo!!!
    Quem é usuário do orkut, entrem na comunidade que eu fiz pra homenagear o nosso lindo Pelotão da Bandeira!!!
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4017236
    bjoss

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário sobre este post. Nao esqueça de deixar também seu nome de solteira e sua turma.