17 abril 2006

O Canto do Pajé - Heitor Villa Lobos - Coral IERJ

Enviado por Anamaria Fontenelle:

"Eu cantava na 2ª voz, era muito lindo. Quem estudou lá nos anos de 1961 a 1970 com certeza se lembra...Essa canção é linda, arrepiante..."

Música: Heitor Villa-Lobos
Letra: C. Paula Barros
1ª voz: 2ª voz
Ó manhã de sol! Ó Anhangá fugiu, fugiu! hê!hê!
Ó manhã de sol! hê!hê! de sol
Anhangá fugiu. Anhangá fugiu! fugiu!
Anhangá hê! hê! Ah! Foi vc que me fez sonhar!
Ah! Foi você! Chorar a minha Terra
quem me fez sonhar Coaraci hê!hê!
para chorar Anhangá fugiu! fugiu!
a minha Terra! Ó manhã de sol
Coaraci hê! hê! Anhangá fugiu!
Anhangá fugiu! Ó manhã de sol! hê!hê!hê!
Ó Tupã hê!
Deus do Brasil,
que o céu enche de sol,
de estrelas, de luar
e de esperança!...
Ó Tupã, tira de mim
esta saudade!...
Anhangá me fez
sonhar com a terra
que perdi

Obs: Anhangá - do tupi-guarani, "anhang", significando: ang - ALMA, nhã - CORRER; ou seja, "uma alma que corre". O Anhangá é portanto, um espírito, e como tal, "invisível", que vive e corre nas matas, protegendo os animais e seus filhotes.

O video mostrado nao e' do IERJ e sim uma apresentacao das Meninas Cantoras de Petropolis, foi o video mais aproximado ao "nosso' coral que consegui no Youtube.

7 comentários:

  1. Anônimo4:49 PM

    Adorei, Anamaria. Conheço bem a música e gostava muito de cantá-la. Boa lembrança a sua. Um abraço. Ofélia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:33 PM

    super legal a ideia desse blog, adorei, parabés!
    Linkei la no nosso blog

    ResponderExcluir
  3. Nossa,cantei está cancao no Coral do IE, no ano de 1972. Adorava!!!

    ResponderExcluir
  4. Década de 1930, estudava na Escola Cruzeiro, rua Barão de Mesquita.Íamos em bonde especial para o campo do Vasco(Estádio de São Januário). Cantávamos em 4 vozes, a 4ª voz era dos meninos.Mas não cantávamos só isso. O maestro Vila Lobos sempre presente!Maravilhoso, tem muito mais...Déa Novaes (moro em São Paulo agora).Adeus!

    ResponderExcluir
  5. Coloquei meu comentário antes de reparar a apresentação. Cantei a música na década de 30, mas depois estudei no Colégio Pedro II. Desculpem as normalistas. Se me ignorarem não ficarei ofendida: a Cesar o que é de Cesar.Déa Novaes.

    ResponderExcluir
  6. D. Nilda. Jamais a esquecerei. Estive em seu velorio na ilha do governador. Muito triste perde la.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:25 PM

    Estudei no Pedro II de 89 a 95 e ate 92 tinhamos aula de musica. Aprendemos o Canto do Paje e Fibra de Heroi para cantar na celebracao dos jogos olimpicos do CPII. Epoca maravilhosa da minha vida

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário sobre este post. Nao esqueça de deixar também seu nome de solteira e sua turma.