30 outubro 2011

Túnel do tempo....

Se voce estudou no Instituto e é dos antigos....leia!

Jardim de Infäncia.....
Eu jamais esqueceria do Jardim de Infancia no Instituto...acredita quando eu digo que ainda sinto o cheiro das tintas do cavalete de pintura quando volto ao tempo? Ahhh...as tintas...colocadas naqueles vidros grandes de maionese!
Das massinhas...dos lápis de cores espalhados pelas caixinhas (as caixinhas rosas eram as das meninas e as azuis dos meninos). Nossos aventais bordados com os nominhos da gente, na cor da sala que pertencíamos, a sacolinha branca de tecido (tb bordada com nome), abotoada que carregava um copinho e um pratinho de plástico...com nossos nomes escritos em canetas nos esparadrapos...hehehe!
As casinhas de bonecas...lebram da janelinha do tempo feita de feltro? Na qual colocávamos um sol, uma nuvem... ou chuva nela, com lixas coladas atrás que combinavam com o clima que fazia lá fora? E cantavamos...a janelinha abre quando o sol está aparecendo...lalarilalá!
E a lista de chamada? Era um quadro de pregas de papel pardo, dividido em dois: um lado um bonequinho azul representava os meninos...no outro, uma bonequinha rosa... e embaixo deles estavam nossos nominhos escritos em letrinhas de fôrma.
E as aulas de músicas na sala de educação musical? O som dos triângulos, dos coquinhos e do reco-reco da sala...tinha sempre uma tia sentada ao piano. E a salinha de história? Nunca mais esqueço a triste história de FLICTS, uma cor que se sentia diferente...e no final, a pobrezinha vai morar na lua.
A única coisa da qual eu não gostava mesmo era do "leite com bolinhas" (mingau)...ahhh...como eu odiava aquela coisa nojenta que sempre me obrigavam tomar!

Primário e Ginásio....
- E o caderflex? (caderno vertical e inteiriço que a gente tinha que usar, mas a gente queria os de molinha que eram proibidos!
Eu ainda me lembro do cabeçalho com o "Guanabara"...hheheh!
- E a capinha azul, de plástico duro, para o caderflex?
- E o cheirinho dos materiais quando vinham da lista da coperativa? E a nossa felicidade perante eles?
- E a lapiseira Benzia (aquela com um monte de pontinhas que a gente ia colocando atrás da lapiseira pra renovar?
- E o short de elanca de E.F?
- E o nosso maiô que além de preto e inteiriço ainda tinha que levar o emblema (nossas mães que costuravam ele) na parte debaixo acima da coxa? Ahahahaha! E a touca então?? Aquele borrachão danado pra agarrar nos cabelos (mas, q pelo menos, não deixava molhados).
- E as turmas da natação que eram divididas em A, B e C(piscina pequena) e o povo fingia não saber nadar pra ficar brincando na C?
- E os sapatos? Conga azul, boneca sem verniz ou aquele preto feio e fechado! ( o Bamba (ahahahahha....q antigão!) era proibido e era dos "espertos"...o Color ainda passava.
-E a saia de pregas que a gente levantava no cós quando as coordenadoras não estavam por perto?
- E as filas no Grêmio para jogar ping-pong? Vc chegou a ter a carteirinha?
- Ahhhhhhhh.....E o crachá???????????
- E quando a gente fugia pelo primário, em campanhas de vacinação?
- E o doce de abóbora do refeitório? Que a gente comia a gororoba pra ganhá-lo!
- E o boletim que era vertical e dividido em 3 partes, com as notas de A, B, C, D e E?
- E a foto vertical, que a gente tirava todo ano?
- E a foto com o coração, que a gente tirava no pátio em frente ao jardim, para o Dia das Mães?

Época da Gerbô... da Casa Mattos...
Da pista de atletismo com borracha na cor vinho, novinha, q cheirava a pneu queimado nos dias ensolarados! Época das olimpíadas e disputas de colégios...época de tocha olímpica, competições, desmaios ao sol...

Época da cama elástica e da cruz suástica no porão do IERJ...
Dos bichos empalhados no sótão (ainda existe?)...da banda, do Orfeão, das aulas de ginástica rítmica da Lucy, do teatro....

Época das festas juninas lotadas, dos bailes movidos a "Dancing Days" e meias soquetes coloridas!

Época em que se podia matar aula sentado (sim...não havia grades!) na muretinha de fora do colégio, na nossa "santa inocência", sem correr o risco de assalto ou ser atingido por uma bala perdida!
Aliás, nosso maior risco era nossos pais passarem por ali e nos flagrarem fumando escondidos! Heheheh!

Época em que éramos felizes e não sabíamos!
Época de ouro...que valeu à pena!!!!


Quantas lembranças...

Fonte: "Vaninha", da Comunidade Instituto de Educação, no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=83792

3 comentários:

  1. Que delícia ler esse texto. Entrei no Instituto em 1966, na sala Amarela. Fiz o Primário, Ginásio, Normal. Me formei em 1979. Eu era da turma 1307 e fui representante de turma em todos os anos! Gostaria de entrar em contato com o pessoal deste ano. Em 2019 faremos 40 anos de formados e acho que merecemos nos encontrar!
    Meu email é mmonteiro44@ig.com.br
    Por favor, entrem em contato!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb estudei no IE curso normal de 1967 ate 1969. Alguém mais neste blog é meu contemporaneo????

    ResponderExcluir
  3. Você descreveu tudo aquilo que eu vivenciei no ierj, em lagrimas estou. Que saudade!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário sobre este post. Nao esqueça de deixar também seu nome de solteira e sua turma.